Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  9 / 62 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 9 / 62 Next Page
Page Background

RELATÓRIO E CONTAS 2010

9

6. EMPRESAS ASSOCIADAS

ACP – SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA, LDA.

1. Actividade

A actividade do ACP Serviços de Assistência (ASA) voltou a registar um crescimento na sua principal área de actuação, os serviços de

assistência em viagem.

Os resultados líquidos ascenderam a cerca de 800 mil Euros, o que representa um bom desempenho face à conjuntura económica.

O Volume de Negócios cresceu 4,7% face ao período anterior.

A empresa mantém a sua posição de líder de mercado no segmento de mercado das marcas automóveis.

Os serviços de assistência prestados ao ACP (assistência aos sócios), continuam a representar uma importante componente do volume

de negócios da sociedade, atingindo em 2010, cerca de 28%.

A área do patrulhamento é igualmente significativa, contribuindo com cerca de 9% do Volume de Negócios.

O ACP Serviços de Assistência presta igualmente alguns serviços de call center aproveitando toda a estrutura existente, nomeadamente

a nível dos meios tecnológicos de comunicação.

Assistência em Viagem (incluindo clientes institucionais)

Números chave

Assistências a Veículos

151 835

Assistências a pessoas

27 748

Assistências com meios próprios

52 283

Desempanagens

62 877

Importa referir que foram prestadas 48 526 assistências a Sócios do ACP em 2010, com uma taxa de desempanagem de 50%.

Ao nível dos meios operacionais, iniciou-se o plano de renovação da frota programado no curto e médio prazo, com a aquisição de 3 novos

veículos de desempanagem e 3 novos veículos de pronto-socorro, sendo que neste momento, o ACP Serviços de Assistência dispõe de

uma frota própria para os serviços de assistência em estrada repartidos da seguinte forma:

• 28 Veículos de pronto-socorro;

• 38 Veículos de desempanagem, dos quais 21 VCL’s, 13 veículos mistos e 4 motos.

A operacionalidade destes veículos foi assegurada por um quadro de 71 Mecânicos e Motoristas, estando localizados em Lisboa e Grande

Lisboa, no Porto e Braga, Aveiro, Coimbra, Peniche, Santarém, Setúbal, Grândola, Portimão.

Oatendimento telefónico foi assegurado por 76 operadores, divididos em2 centros de coordenação (Prior Velho ePorto), comfuncionamento

24 horas por dia.

Patrulhamento

Na área do Patrulhamento, o ACP Serviços de Assistência assegura os serviços de assistência aos utentes das travessias do Tejo, nas

Pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, e da Via Litoral na Região Autónoma da Madeira.

ACP-VIAGENS E TURISMO, LDA.

Actividade

As alterações implementadas no ACP Viagens no seguimento da análise feita em 2009 tiveram reflexos imediatos nos resultados de 2010

verificando-se neste momento:

- Viagens Exclusivas ACP: Inclusão de novos destinos e maior desenvolvimento dos suportes de divulgação;

- Produtos Específicos: Inicio da comercialização dos “Cursos de verão para jovens em Inglaterra;

- Novos Produtos: Lançada uma operação charter para a Turquia, que se traduziu no transporte de 2129 passageiros entre 20 Setembro

e 15 Dezembro 2010.

- Divulgação: Além da utilização dos meios de que dispõe – revista, newsletter, site, folhetos e brochuras personalizadas foi ainda criado

um Vale desconto e incluído na informação entregue aos novos sócios.