RELATÓRIO E CONTAS 2010
9
6. EMPRESAS ASSOCIADAS
ACP – SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA, LDA.
1. Actividade
A actividade do ACP Serviços de Assistência (ASA) voltou a registar um crescimento na sua principal área de actuação, os serviços de
assistência em viagem.
Os resultados líquidos ascenderam a cerca de 800 mil Euros, o que representa um bom desempenho face à conjuntura económica.
O Volume de Negócios cresceu 4,7% face ao período anterior.
A empresa mantém a sua posição de líder de mercado no segmento de mercado das marcas automóveis.
Os serviços de assistência prestados ao ACP (assistência aos sócios), continuam a representar uma importante componente do volume
de negócios da sociedade, atingindo em 2010, cerca de 28%.
A área do patrulhamento é igualmente significativa, contribuindo com cerca de 9% do Volume de Negócios.
O ACP Serviços de Assistência presta igualmente alguns serviços de call center aproveitando toda a estrutura existente, nomeadamente
a nível dos meios tecnológicos de comunicação.
Assistência em Viagem (incluindo clientes institucionais)
Números chave
Assistências a Veículos
151 835
Assistências a pessoas
27 748
Assistências com meios próprios
52 283
Desempanagens
62 877
Importa referir que foram prestadas 48 526 assistências a Sócios do ACP em 2010, com uma taxa de desempanagem de 50%.
Ao nível dos meios operacionais, iniciou-se o plano de renovação da frota programado no curto e médio prazo, com a aquisição de 3 novos
veículos de desempanagem e 3 novos veículos de pronto-socorro, sendo que neste momento, o ACP Serviços de Assistência dispõe de
uma frota própria para os serviços de assistência em estrada repartidos da seguinte forma:
• 28 Veículos de pronto-socorro;
• 38 Veículos de desempanagem, dos quais 21 VCL’s, 13 veículos mistos e 4 motos.
A operacionalidade destes veículos foi assegurada por um quadro de 71 Mecânicos e Motoristas, estando localizados em Lisboa e Grande
Lisboa, no Porto e Braga, Aveiro, Coimbra, Peniche, Santarém, Setúbal, Grândola, Portimão.
Oatendimento telefónico foi assegurado por 76 operadores, divididos em2 centros de coordenação (Prior Velho ePorto), comfuncionamento
24 horas por dia.
Patrulhamento
Na área do Patrulhamento, o ACP Serviços de Assistência assegura os serviços de assistência aos utentes das travessias do Tejo, nas
Pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, e da Via Litoral na Região Autónoma da Madeira.
ACP-VIAGENS E TURISMO, LDA.
Actividade
As alterações implementadas no ACP Viagens no seguimento da análise feita em 2009 tiveram reflexos imediatos nos resultados de 2010
verificando-se neste momento:
- Viagens Exclusivas ACP: Inclusão de novos destinos e maior desenvolvimento dos suportes de divulgação;
- Produtos Específicos: Inicio da comercialização dos “Cursos de verão para jovens em Inglaterra;
- Novos Produtos: Lançada uma operação charter para a Turquia, que se traduziu no transporte de 2129 passageiros entre 20 Setembro
e 15 Dezembro 2010.
- Divulgação: Além da utilização dos meios de que dispõe – revista, newsletter, site, folhetos e brochuras personalizadas foi ainda criado
um Vale desconto e incluído na informação entregue aos novos sócios.