Relatório e Contas 2011
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Documentação
– O ACP continuou a modernização do sistema de renovação de cartas on-line, atingindo os seguintes indicadores de
performance:
- 26.878 Cartas de Condução e Conservatória
- 12.003 Licenças Internacionais de Condução
- 9.188 Consultas médicas
- 259 Processos de Importação
- 77 Documentos marítimos
Loja/Merchandising
– A estratégia de merchandising foi alavancada com a aposta nas categorias da prevenção, segurança e soluções ACP.
Delegações ACP
– O clube chegou ao final do ano com 24 delegações próprias. O ACP está representado em todo o Portugal Continental
e Ilhas com exceção dos distritos de Portalegre e Beja.
A faturação das delegações ultrapassou os 5,5 milhões de euros. Trataram quase 70.000 processos de documentação, fizeram 13.174
sócios, venderam 6.335 apólices de seguros (ou seja um crescimento de 17,2%) atingindo uma faturação de cerca de 1,5 milhões de euros,
e comercializaram cerca de 13.000 vias verdes.
Comunicação
– Identificadas as necessidades do clube junto do público em geral, foi efetuadas um conjunto de ações de comunicação
ao longo do ano, com o objetivo principal de angariação de novos sócios.
Os principais temas tratados foram:
- Médico em casa
- Desconto combustível
- Cartão saúde prime
- Carros usados com garantia ACP
- Mecânico na estrada 24 horas
- ACP atinge 250.000 sócios
- Seguros ACP
- Documentação ACP
- Descontos ACP
A estratégia tem sido dar a conhecer os vários produtos e serviços do ACP.
Contact Center
– O Apoio ao Sócio integrou a mesma plataforma usada no centro de Assistência em Viagem, permitindo aumentar as
sinergias e elevar a qualidade da resposta ao Sócio ACP.
Responsável pelo atendimento de 115.386 chamadas, o Apoio ao Sócio efetuou 96.639 chamadas o que totaliza 212.025 contactos entre
o Clube e os seus associados.
Das tentativas de contacto com o Apoio ao Sócio, 94% dos sócios foram atendidos dentro dos níveis de serviço estipulados.
Site ACP
– Foi o ano do crescimento do ACP, no mundo digital.
O site ACP foi visitado por cerca de 500.000 utilizadores únicos e foram visualizadas perto de 5 milhões de páginas.
O canal site angariou 2.700 novos sócios, o que representa um crescimento de 30%.
O Facebook tem tido um importante papel na informação e divulgação das atualidades e ofertas do clube tanto para os atuais sócios como
para os “ainda não sócios”.
CRM
– Desde 2007, o ACP tem em funcionamento uma solução de CRM com o objetivo de otimizar o atendimento e prestação de serviços
aos seus associados, assim como melhorar o conhecimento acerca dos mesmos.
No sentido de dar continuidade a esse projeto foi realizado um levantamento do nível de maturidade dos processos do ACP e da sua infra-
estrutura de Tecnologia de Informação com o objetivo de obter uma visão holística do sócio ACP (projeto denominado de “One ACP”) e
permitir uma relação personalizada independentemente do canal utilizado.
Este projeto tem as seguintes áreas de intervenção:
-“Experiência ACP” - Proporcionar uma experiência personalizada, com foco na centralização de dados e processos - disponibilização do
sistema de CRM a todas as áreas do clube;
-“Dinamização de Vendas” – Estruturar a oferta ACP e criar ferramentas de suporte ao processo de venda;
-“Promover ACP” - Divulgar o ACP e criar maior conhecimento de marca com comunicação mais eficaz e em mais canais;
“Controlo de Actividade” - Medir os resultados e criar mecanismos para refinar processos ou a oferta.
Parcerias
– O ACP continua a ter a maior rede de parcerias a nível nacional, tendo fechado 2011 com 5.819 parceiros de desconto, o que
representa um crescimento de 26% face ao ano anterior.
Eventos
- O ano de 2011 foi especialmente rico em eventos. Os eventos têm como objectivo não só a angariação de sócios, bem como
a dinamização do clube.
O ACP foi o clube escolhido este ano para organizar em Abril, os Spring Meetings da FIA, que trouxe a Portugal trezentas pessoas dos
diferentes clubes congéneres, durante 5 dias onde o próprio presidente da FIA, Jean Todt, participou.
Outro evento inovador foi o ACP Student Drive Camp, evento de prevenção rodoviária que se realizou em conjunto com a Forum Estudante.
Os alunos do secundário foram convidados a fazer blogs sobre segurança rodoviária ao longo do ano.
O Vodafone Rally de Portugal marcou mais uma vez presença no calendário nacional como o maior evento desportivo automóvel nacional.
Foram desenvolvidos outros eventos nas áreas: ACP Motorsport, ACP Golfe; ACP Clássicos, ACP Jovem, ACP Júnior, ACP Mulher, ACP
4x4, ACP Campismo e Caravanismo, ACP Bridge, ACP Autos.