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Relatório e Contas 2011

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Em termos gerais, os investimentos financeiros tiveram um impacto positivo na performance do grupo, destacando-se pela positiva o ACP

Mobilidade, cuja cessação do seu principal contrato permitiu melhorar substancialmente os respetivos resultados, o ACP Serviços que

mantém um desempenho positivo e a Villas-Boas ACP, Lda. que contribuiu igualmente de forma positiva para os resultados do grupo, apesar

da já mencionada operação numa das suas participadas com impacto negativo nas suas contas, ainda que meramente contabilístico. Pela

negativa é de salientar, o ano muito difícil do ACP Viagens, inserido num setor que tem sofrido muito com a forte redução da procura interna.

6. POLÍTICAS DE GESTÃO DE RISCO

Não estando o ACP sujeito ao Código das Sociedades Comerciais, vem contudo informar as principais políticas de gestão de risco, de

acordo com o previsto no artigo 66º do mencionado código:

Risco de preço / mercado

As operações de negócios emmoeda estrangeira, especialmente na compra e venda, expõem a entidade a riscos cambiais, como resultado

de flutuações nas taxas de câmbio. No entanto, grande parte das transações é efetuada com entidades do Espaço Comunitário, sendo o

risco de exposição cambial residual. No que respeita às variações nas taxas de juro, atendendo ao empréstimo de médio e longo prazo

existente, cujos juros contratuais têm por base uma taxa variável, o ACP monitoriza regularmente a evolução do mercado, no sentido de

poder utilizar uma estratégia de cobertura do risco de taxa de juro. Uma vez que os contratos com fornecedores / clientes não prevêem o

vencimento de juros e que os contratos de locação financeira têm valores baixos a gestão entende que o risco se confina ao risco de taxa

de juro subjacente ao empréstimo de médio e longo prazo e que o mesmo está avaliado.

Risco de liquidez / crédito / fluxos de caixa

O financiamento do ACP resulta dos respetivos meios libertos, não sendo habitual para a satisfação dos seus compromissos o recurso

ao financiamento bancário. O foco da empresa é sobre a gestão de capital circulante e despesas de capital. Como consequência da sua

política de gestão do ativo circulante e da sua eficiente gestão, a empresa dispõe atualmente de uma situação confortável em termos

de liquidez. Não obstante, os principais riscos decorrem dos compromissos assumidos com os fornecedores e da eventual falta de

pagamento dos seus clientes. No entanto, a empresa mantém políticas regulares de cobrança e regularização dos seus compromissos.

7. DEPARTAMENTO JURÍDICO

O Departamento Jurídico do ACP teve em 2011 uma atividade diversificada, a saber:

- Apoio Jurídico ao sócio;

- Assessoria jurídica na área da defesa do automobilista;

- Acompanhamento de questões jurídicas europeias;

- Representação jurídica do clube na Federação Internacional do Automóvel;

- Representação do clube no CIMPAS – Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros, no CASA – Centro de

Arbitragem no Sector Automóvel e na EMEL, entre outros.

Na área da defesa do automobilista, em resultado da campanha do clube denunciando a falta de concorrência no setor dos combustíveis

em Portugal, foi aprovada pela Assembleia da República a Resolução nº 84/2011 de 11 de Abril e a Resolução nº 90/2011 de 15 de

Abril, nas quais se recomenda ao Governo entre outras, que promova uma avaliação por uma entidade independente sobre a formação

dos preços de combustíveis em Portugal que permita retirar conclusões concretas sobre se existe ou não um clima verdadeiramente

concorrencial no setor, que publique finalmente um decreto-lei específico que passe a permitir que haja concorrência e novos players no

mercado ao nível da refinação, transporte, licenciamento e armazenamento e a definição de um modelo que assegure a possibilidade de

livre escolha, por parte dos consumidores, às gamas de combustíveis líquidos mais económicos.

Ainda em resultado desta campanha, o ACP conquistou o segundo prémio do Legal Award da FIA, que premeia os clubes que, a nível

mundial, fizeram as campanhas mais relevantes e de maior impacto na defesa dos direitos dos automobilistas.

Dirigido aos sócios do ACP, o Apoio Jurídico presta um serviço diário gratuito de consulta sobre questões relacionadas com o automóvel

e moto. Em 2011, este Departamento efetuou 4.216 consultas jurídicas.

8. EMPRESAS ASSOCIADAS

ACP – SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA, LDA.

O ACP Serviços de Assistência registou uma contração da sua atividade. O montante da faturação representa um decréscimo de 48% face

ao ano anterior, devido essencialmente à inexistência do negócio da Liberty (via ACP Mobilidade).

Os resultados líquidos face a 2010, representam uma quebra em cerca de 59%. No entanto a empresa mantém a sua posição de líder de

mercado no segmento das marcas automóveis independentemente da feroz concorrência.

Os serviços de assistência prestados ao ACP (assistência aos sócios), representam cerca de 46% do total do volume de negócios.

Atividade do ACP Serviços de Assistência em números

Números chave – Assistência em Viagem

Assistências a Veículos

74 296

Assistências a pessoas

10 293

Assistências com meios próprios

49 284

Desempanagens

42 264