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Relatório e Contas 2011

Importa referir que foram prestadas 44.635 assistências a Sócios do ACP em 2011, com uma taxa de desempanagem de 52%.

De salientar o aumento significativo da percentagem de serviços efetuados com meios próprios, atingindo 60%, em 2011, tendo sido

subcontratados apenas 40% a fornecedores externos.

Ao nível dos meios operacionais, prosseguiu-se com o plano de renovação da frota, sendo que neste momento, o ACP Serviços de

Assistência dispõe de uma frota própria para os serviços de assistência em estrada repartidos da seguinte forma:

39 Veículos de pronto-socorro, incluindo 12 reboques dedicados aos serviços de patrulhamento;

38 Veículos de desempanagem, dos quais 21 VCL’s, 13 veículos mistos e 4 motos.

Recursos humanos

A operacionalidade ao nível dos serviços de assistência em viagem foi assegurada por um quadro de 70 mecânicos e motoristas, estando

localizados em Lisboa e Grande Lisboa, no Porto e Braga, Aveiro, Coimbra, Peniche, Santarém, Setúbal e Grândola. No que diz respeito ao

patrulhamento, os serviços foram assegurados por 46 operacionais. O atendimento telefónico foi garantido por 46 operadores, divididos

em 2 centros de coordenação (Prior Velho e Porto), com funcionamento 24 horas por dia.

Tecnologia

A nível tecnológico, iniciaram-se os desenvolvimentos para a nova aplicação de assistência do ACP Serviços de Assistência, estando

prevista a sua implementação final em junho de 2012. A plataforma BasesB2B para os fornecedores externos bem como a faturação

eletrónica encontram-se em funcionamento, revelando crescente adesão entre os parceiros da empresa.

ACP-VIAGENS e turismo, lda.

No que respeita à oferta ACP Viagens, insistiu-se na maior criatividade e diversidade na preparação de viagens exclusivas com

apresentação de preços mais económicos. Houve a manutenção de programas de viagem exclusivos para sócios como a campanha na

Turquia em que o circuito é oferecido. Foi dada continuidade à apresentação de Cursos de Verão em Inglaterra, para jovens. Manteve-se

o rigor na seleção de operadores portugueses cujos programas o ACP Viagens propõe.

Ao longo do ano, sempre que possível, foram renegociados os contratos com vista à racionalização de custos.

Foi constante e é uma prioridade, a preocupação com a qualidade do serviço prestado, fidelização, recuperação e angariação de

clientes.

No entanto, face à grande retração do mercado que se vinha verificando e se acentuou sobretudo a partir de Maio 2011, com grande

impacto no setor das agências de viagens, os resultados não foram os esperados, tendo o ACP Viagens passado por uma reestruturação

que envolveu a rescisão de contrato com cinco funcionários e a não renovação do contrato de arrendamento da loja onde operava a sede

do ACP Viagens.

ACP MOBILIDADE - Sociedade de Seguros de Assistência, S.A.

Em 2011 a empresa completou o seu quinto ano de atividade e após a instabilidade de resultados registada nos primeiros anos, entrou

este ano numa nova fase de consolidação da atividade com uma redução significativa da taxa de sinistralidade.

Os custos de exploração da empresa registaram igualmente uma redução de 44% face ao exercício anterior, ascendendo em 2011 a

277.471 Euros.

As provisões técnicas da empresa totalizam 283.888 Euros e estão representadas por 775.000 Euros de investimentos afetos, o que

representa um grau de cobertura de 273%. Correspondem a 26,5% do valor dos prémios adquiridos no exercício.

Quanto aos investimentos do ACP Mobilidade, 59% correspondem a investimentos em partes de capital, 12% em imóveis e 29% em

depósitos.

Esta estrutura traduz o facto da ACP Mobilidade privilegiar investimentos sem risco, sendo o investimento em partes de capital decorrente

da participação no ACP Serviços de Assistência, Lda. e no ACP Viagens e Turismo, Lda..

O resultado do exercício de 2011 foi de 417.688 Euros.

Villas-Boas ACP Corretores Associados de Seguros, Lda.

Em 2011 a Villas Boas ACP Corretores de Seguros, Lda. solidificou a sua presença no mercado nacional, centrando a sua atividade na

prestação de serviços de corretagem de seguros e na prospeção de novos clientes.

Em resultado da estratégia delineada nos últimos anos, continuou a dar uma especial importância à exploração do ramo de saúde,

aproveitando todos os conhecimentos e experiência acumulados nestes últimos anos.

O Resultado Líquido obtido em 2011 no valor de 641.726,44

¤

é o reflexo do bom desempenho comercial e financeiro, efetuado nas negociações de

contratos com clientes e condições de comissionamento com fornecedores, assim como da sólida organização existente na empresa.

Apesar das dificuldades económicas presentes no mercado português, procurou consolidar a sua carteira de clientes, aumentar a nossa

implantação no mercado em geral e procurar parcerias potenciadoras de desenvolvimento de negócio.

ACP - Mediação de Seguros, S.A.

Apesar da atividade seguradora em Portugal ter registado um crescimento negativo de cerca de 1% nos ramos reais, e 0,77% no ramo

automóvel, a empresa teve um acréscimo de volume de negócios de 1,6%.

Foramcaptados cerca de 9.500 novos clientes e vendidasmais de 16.000 novas apólices de seguro. Manteve-se a aposta na comercialização

de produtos inovadores e exclusivos para os sócios do ACP com o lançamento de um seguro de Proteção Jurídica Vida Privada.

No que concerne a investimento adquiriu uma sofisticada e inovadora ferramenta informática para facilitar a venda do seguro automóvel.